1º WEBINÁRIO 'LEIS DE INCENTIVO À CULTURA' DISCUTE PAPEL DAS EMPRESAS NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL

 

Acontece no dia 19 de julho, segunda-feira, às 19h, o primeiro webnário sobre Leis de Incentivo à Cultura. O evento será transmitido ao vivo pelo AssisCity Play e pelo canal da Fema TV no Youtube e contará com a participação de representantes de marcas que já apoiam projetos culturais no Vale do Paranapanema para falarem sobre o impacto dos incentivos no desenvolvimento regional.

 

A intenção com o webnário é esclarecer com uma linguagem simples e direta os processos burocráticos da Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, e o ProAC – Programa de Apoio à Cultura do Estado de São Paulo, que permite o investimento em projetos por meio do ICMS. Também, a partir das experiências dos convidados, demonstrar que empresas e pessoas físicas têm nas leis de incentivo à Cultura a oportunidade de fazer a diferença nas localidades onde estão presentes, gerando novas oportunidades de trabalho e renda através da economia criativa.

 

Mediador

O webnário será mediado por Caio Cesaro, Coordenador de Parcerias e Novos Negócios do Polo Audiovisual do Velho Oeste, e que já exerceu diversas funções na Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. Para Cesaro, “a expectativa com a realização do webnário é chamar a atenção para o poder de transformação local que estes instrumentos possuem. O recurso existe e estes mecanismos dão aos empresários e aos cidadãos a oportunidade de determinar o destino de uma parcela dos impostos que são pagos aos governos”.

 

Empresas e organizações confirmadas:

Casa Di Conti
CIRCUS

FEMA

Fomenta Vale
Oeste Cooperativa

Vinicius Rocha Pinheiro Machado - 1° Cartório de Registro de Imóveis de Assis

 

Polo Audiovisual do Velho Oeste

O Polo Audiovisual do Velho Oeste é uma iniciativa da Fundação Educacional do Município de Assis – FEMA e da Oeste Cooperativa, e tem por objetivo ser uma força de produção audiovisual no interior do Estado de São Paulo, resultando em uma sólida ação de desenvolvimento regional que gera novas oportunidades de trabalho e renda para Assis e Região. 


 

Serviço:
 

  • “1º Webinário sobre Leis de Incentivo à Cultura: empresas como agentes do desenvolvimento regional"

  • Data: 19 de julho de 2021

  • Horário: 19h00

  • Plataforma: Assiscity Play e FemaTV no Youtube








 

OFICINA DE INTRODUÇÃO AO PROJETO AUDIOVISUAL - PROAC 2021
Dias 25, das 19h às 21h e 26/06, das 10h às 12h.
Inscrições ENCERRADAS!

Programa pedagógico:

- Introdução ao Projeto Audiovisual;
- A indústria e a política audiovisual no Brasil;
- Organograma de uma produção audiovisual;
- Funções da Produção e da Produção Executiva;
- Linhas de financiamento da produção audiovisual e orçamento;
- Etapas da produção de um filme;
- Estudo de um edital: PROAC 2021



 

roteiro curso resultado post.png

DIVULGADA A LISTA DE SELEÇÃO PARA CURSO DE ROTEIRO

 

Foram 58 inscrições de diversas cidades do Oeste Paulista, que foram avaliadas por uma comissão responsável por selecionar os candidatos de acordo com sua escrita, relação com o cinema e intenção de trabalhar com o audiovisual, conforme as informações disponibilizadas em suas fichas de inscrição.

 

O curso acontecerá virtualmente às segundas e quartas-feiras (23/06; 28/06; 30/06; 05/07; 07/07; 04/08), no horário das 19h às 21h, e no final, haverá entrega de certificado emitido pela Fundação Educacional do Município de Assis.

 

Os selecionados serão contatados por e-mail e deverão confirmar sua inscrição até segunda-feira (21). Caso não haja confirmação, serão substituídos por suplentes, em ordem de classificação.

 

Lista de seleção:

 

Ana Caroline Barros dos Santos (Marília)

Igor de Lucca Rossato Costa (Assis)

Bianca dos Santos Gomes (Assis)

Laura Maria de Castro (Assis)

Fernando Gabriel Costa Volpin (Assis)

Sara Nolasco Catanho (Assis)

Raissa Rubia Guinda Laureano (Pompéia)

Gabriel Henrique Lujaro da Silva (Assis)

Gustavo Pires Gava (Cândido Mota)

Talita Galindo (Caiabu)

Daniel Rone Ribeiro de Jesus (NielNigga) (Assis)

Natasha Rodrigues Freire (Assis)

Luana Louize Silva Ferreira (Assis)

Luna Zanetti (Assis)

Jessica Jhe (Assis)

 

Lista de Suplentes:

 

01 - Antonio Martins Oliveira Júnior (Assis)

02 - Bruna Reis (Assis)

03 - Giovanna Maíra Scoparo (Assis)

04 - Rogerio Aparecido Lopes da Silva Angeli (Assis)

05 - Julia Rodrigues (Assis)

INTRODUÇÃO AO ROTEIRO CINEMATOGRÁFICO

De 23/06 a 04/08

Inscrições encerradas

Vagas limitadas

Contar histórias exige conhecimento, criatividade e muita prática. É a partir destes pilares que o Curso de Roteiro irá apresentar aos cursistas a arte e a técnica de escrever histórias para o audiovisual. Em 6 encontros o curso irá tratar diversos elementos da dramaturgia e da narrativa de forma que ao final do curso os alunos estejam capacitados para desenvolver seus próprios roteiros. Utilizaremos como apoio textos, fragmentos de filmes e exercícios práticos.

O curso pretende oferecer as bases de escrita do roteiro, como gêneros dramáticos, estrutura, conflitos, caracterização de personagens, construções de diálogos e de cena, com o intuito de produzir, ao final do curso, um roteiro coletivo de curta-metragem a ser filmado pelo grupo (condicionada ao cenário da pandemia).

O curso será ofertado pelo Polo Audiovisual do Velho Oeste, um projeto financiado pela Fundação Educacional do Município de Assis – FEMA, e será ministrado por Priscila Sales, pesquisadora e coordenadora de formação do Polo, com a presença de convidados(as).

As aulas acontecerão às segundas e quartas-feiras do mês de junho (23/06; 28/06; 30/06; 05/07; 07/07; 04/08), no horário das 19h às 21h. No final, haverá entrega de certificado para os cursistas que cumprirem a carga horária de 70% do curso.

Serão ofertadas 15 bolsas de gratuidade para todas as cidades do Vale do Paranapanema, sendo 10 reservadas a candidatos(as) que estudaram em escola pública, negros e pardos, indígenas, mulheres e público LGBTQIA+.